lopqn.fw.png

Prefeitura Municipal de Nova Alvorada do Sul - MS

Segunda a Sexta 07:00 as 13:00

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
GRS

©2019 Pref. Municipal de Nova Alvorada do Sul - MS. 

Conheça Nova Alvorada do Sul

Durante muitos anos Nova Alvorada do Sul ficou conhecida como o “Entroncamento”, pois era ponto de encontro dos caminhos e culturas advindos de outras regiões que fazem parte da rota ao seu entorno.

 

Depois passou a ser carinhosamente apelidada de "Cidade Jovem" como alusão à sua denominação: Nova Alvorada, que dá sempre a ideia de jovialidade, apelido que foi imortalizado no refrão do Hino municipal. Foi originalmente distrito, sendo criado com a denominação de Nova Alvorada, pela Lei Estadual nº 3.876, de 6 de junho de 1977, subordinado ao município de Rio Brilhante. No mesmo ano a região passa a fazer parte do atual estado de Mato Grosso do Sul. Hojé é uma das Cidade que mais crescem no estado, Sendo isso motivado pelo fato de estar numa região privilegiado ao lado das grande cidade do estado Dourados e Campo Grande.

 

O Município foi criado em 26 de outubro de 1991 pela Lei n.° 1.233, pelo então Governador Pedro Pedrossian, desmembrando-se de Rio Brilhante. Foi instalado em 1 de janeiro de 1993. bSendo seu primeiro prefeito Rivaldo Alves, empresário, fundador junto com seus pais e sua família do entroncamento, que posteriormente se tornou esse polo chamado Nova Alvorada do Sul.

Nova Alvorada do Sul possui 19.086 habitantes, segundo contagem de 2014 do IBGE, o que coloca o município em 36º lugar no estado com densidade de 4,748 hab/km². Possui ainda IDH na ordem de 0.694, o que coloca a cidade em 2078º no país e 32º lugar no estado. Já o indice Gini é de 0,58.

  • Economia

Com PIB de 403.957.960,00 e PIB per capita de 23.860,42 em 2011 segundo o IBGE (13º lugar no estado),[9] possui forte ligação com a cana-de-açúcar, através das Usinas de Álcool (, Eldorado, Lous Dreyfus, Tavares de Melo e a Agrícola Carandá). Há também alimentação (Alimentos Dallas), produção de urucum e agropecuária em geral que instalaram-se na municipalidade, mantendo assim um fluxo constante de pessoas de outros países e das diferentes regiões do Brasil que influenciaram e ainda continuam influenciando a cultura e o desenvolvimento local.

  • Cultura

Há uma diversidade cultural de pessoas e produtos que circulam pela municipalidade, sendo tanto em produtos para compra e venda como conhecimentos, costumes, tradições, modos de vida e experiências que de certa forma estão ajudando a construir a história do sul-nova-alvoradense.

  • Turismo

Possui eventos como o Carnavorada (famoso carnaval de rua), Festa Junina Integrada das Escolas Municipais, Rodeios, Festas do Laço Comprido, Competições Esportivas Municipais, Regionais e Estaduais, Speed Way, Encontros de Moto – ROUTE 163 e a Festa de São Cristóvão ou Festa do Caminhoneiro o padroeiro oficial da municipalidade.

Feriados Municipais:

  • 25 de julho – Dia de São Cristóvão;

  • 27 de outubro – Aniversário do Município;

  • 28 de outubro – Dia do Servidor Público